Quadro > impressão em jato de tinta sobre papel de algodão (100 x 109 cm)





                Todos os nomes é uma ampliação fotográfica de um minúsculo bloco de texto da edição da segunda-feira, dia 16 de fevereiro de 2004, ano XXX, Nº 31, parte V, do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Constam aí os nomes completos, em ordem alfabética, de meus colegas de classe que concluíram no ano anterior o 'Curso Ensino Médio — formação geral' na escola franco-brasileira Lycée Molière.

                Mas não se trata tanto de reavivar aqui uma velha e já surrada crítica à burocracia estatal, quanto de refletir sobre o efeito produzido pela justaposição paradoxal das palavras ‘diário’, vinda de um léxico da vida privada, e 'oficial', do poder público. E, frente à imagem de sua própria experiência duplicada pelo Estado, de fazer uso positivo de tais mecanismos na construção de uma narrativa documental sobre si e o mundo ao redor.

                É talvez este o sentido da revelação do protagonista anônimo (apenas Sr. José) do romance de Saramago que empresta seu nome a esta obra. Funcionário da Conservatória Geral do Registro Civil, "mundo e centro do mundo" em suas próprias palavras, este se dá conta um dia que sua coleção de informações sobre a vida de personalidades portuguesas não poderia se completar sem aventurar-se por aquele labirinto, preso por um fio de Ariadne, em busca "da origem, a raiz a procedência, por outras palavras, o simples registro de nascimento das pessoas..."

                Pois afinal, diz o autor, nada daquilo tudo valeria, "objetivamente, sem a inclusão duma prova documental, ou sua cópia fiel, da existência, não só real, mas oficial, dos biografados".




  créditos

registros fotográficos Pedro Victor Brandão