Still Brazil | Temporada de projetos do Paço das Artes, MIS - SP

30.01.18 a 18.03.18

 

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – inaugura no dia 30 de janeiro, às 19h, Still Brazil, de Daniel Jablonski, primeira mostra da Temporada de Projetos 2018. A exposição fica em cartaz até 18 de março na sala expositiva do térreo do MIS – Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158) com entrada gratuita.

 

Em Still Brazil, Daniel Jablonski dá forma a uma extensa pesquisa acerca da representação da imagem do Brasil em outras culturas, com foco em obras cinematográficas. Os diferentes trabalhos que compõe a exposição – áudios, vídeos e objetos – se articulam organicamente ao redor de uma coleção de 250 stills (capturas de telas) de filmes de ação estrangeiros das mais diversas épocas e nacionalidades.As imagens capturadas, congeladas no momento em que surgem as palavras “Brazil” ou “Brazilian”, fazem mais do que reforçar os clichês atribuídos ao país e o que seria uma suposta “brasilidade”. Quando analisadas em conjunto, elas apontam para um fato importante: as referências ao Brasil não tem função real nas tramas, mas funcionam apenas como uma forma de contraponto. Assim, o país surge como uma espécie de avesso dos roteiros, um lugar imaginário no qual todas as promessas, sonhos ou fugas dos personagens são enviados sem qualquer perspectiva de realização.

 

Apropriando-se de imagens de filmes e suas trilhas sonoras, o trabalho de Jablonski busca evidenciar o fato de que não há apenas uma visão sobre o Brasil no exterior, verdadeira ou falsa, mas uma extensa diversidade de possíveis representações, na qual o público pode tanto se identificar com os clichês como também repensar sua própria identidade.

 

 

 

 

Please reload