Brazil | Exposição individual no Museu de Arte de Ribeirão Preto, SP

De 07.04 a 19.08 de 2017

 

BRAZIL é uma exposição sobre a representação do Brasil em outras culturas, tal como o país aparece fixado em obras cinematográficas.

 

O objetivo é traçar um panorama de filmes de ficção produzidos e rodados no exterior nos quais o Brasil aparece apenas como uma referência pontual, sem nenhuma importância real para o desenrolar da trama. O caso paradigmático é Brazil (1985), de Terry Gilliam, obra distópica de ficção científica sem qualquer relação com o país, a não ser pelo tema recorrente de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. Mais do que em documentários “sérios” sobre o país, são nessas pequenas referências, aparentemente sem importância, perdidas em diálogos fictícios, que se encontram as verdadeiras imagens inconscientes do exotismo. Distante no tempo e no espaço, o Brasil serve de avesso para todos esses filmes, como um buraco negro nos roteiros, para os quais todas as promessas, sonhos ou fugas de seus personagens são mandados para nunca se realizar.

 

A exposição BRAZIL é também pensada como um grande filme, em que cada obra explora (e separa) uma faceta cinematográfica: áudio, vídeo, still, ficha técnica etc.

 

 

Please reload