2019

 

Performance musical:

Em colaboração com Tomás Oliveira, no serrote, e banda Hurtmold.

Trecho de 02", pb, de filme Três Mulheres, Lev Arnshtam, 1935-6

1/16

A Internacional Serrotista é uma peça criada especialmente para a segunda edição do Serrote Ao Vivo, evento realizado no auditório do Instituto Moreira Salles (SP). em 23 de março de 2019. A obra responde a duas demandas de naturezas distintas: 1. observar o caráter performático do formato, no qual os autores apresentam seus ensaios ao vivo; e 2. fazer uso de um serrote, objeto que dá nome à revista.

À guisa de capa da publicação, A Internacional Serrotista abriu a noite com um curto trecho do filme Подруги [Três mulheres] (1935-6), do realizador russo Lev Arnshtam. Nele, as protagonistas fogem de seus perseguidores a bordo de um trem, auxiliadas pelo maquinista, que atira freneticamente para fora usando uma metralhadora. É essa cena delirante que poupou o filme de cair no esquecimento, sobretudo por conta de sua uma trilha sonora, igualmente inusitada: trata-se de uma versão do hino socialista “A Internacional” (1871) executada de forma propositalmente desastrada no então novo instrumento teremim, arranjada por ninguém menos que Dmitri Shostakoich.  

A performance musical, realizada em colaboração com Tomás Oliveira, consistiu na execução ao vivo desse mesmo arranjo dito "bêbado", mas transposto do teremim para o serrote. Ao ter a sua haste flexionada com uma das mãos e roçada por um arco de violino com a outra, essa ferramenta caseira apresenta uma sonoridade fantasmagórica, cujo timbre é muito similar ao do instrumento eletrônico russo. Valendo-se de diversos loops de seu serrote gravados ao vivo, Tomás executou "A Internacional" na íntegra, contando ainda, ao final, com o improviso livre da banda de música experimental Hurtmold.     

Na esteira de uma eleição presidencial marcada pela especulação paranoica acerca do retorno de uma suposta “ameaça comunista”, o deboche de Shostakovitch na União Soviética parece ganhar por aqui ares de uma inquietante seriedade.