Quadro > duas folhas A4 e fita cassete sobre impressão em jato de tinta sobre papel de algodão (71,2 x 49,5 cm)





                Astrologicamente incompatível é uma resolução formal, anunciada aos 27 de março de 2012, na forma de uma fala na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por ocasião de um seminário sobre a obra póstuma da professora e amiga Claudia Castro.

                Recém-chegado ao Brasil após a conclusão de um mestrado burocrático na mesma disciplina, já não era mais possível pensar no ideal filosófico que Claudia ensinava em suas aulas sem me ver confrontado com a imagem das inúmeras decepções acadêmicas que precederam, coincidência ou não, a sua breve luta contra o câncer. E para dizer tudo, não me parecia fazer justiça à sua memória homenageá-la nos termos mesmos daquilo que, no fim das contas, lhe havia feito infeliz: a Filosofia. 

                A resolução, manifesta no instrumento jurídico que trouxe a público em minha fala, lê-se como uma tentativa de anular a validade de meus títulos acadêmicos — e assim, meu "destino" de filósofo, tal como expresso na carta astral que me fora dada um dia por Claudia. Decido desta forma acelerar esse inevitável processo de ruína acadêmica; não mais, porém, pela adesão irrestrita a um ideal desvinculado das contingências políticas da universidade mas, ao contrário, pela desfiliação total da disciplina: "Por meio desta, não pertenço mais à Filosofia".







Vistas da instalação no Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro, 2016
> duas folhas A4, fita cassete e case sobre três painéis de madeira (250 x 180 cm cada) com recorte vinílico, televisão de tubo com vídeo em loop








Apresentação da resolução para Claudia Castro, anunciada no Departamento de Direito da PUC-Rio aos 27 de março de 2012
> vídeo digital, cores, mono, 10:28'




  créditos
registros fotográficos João Paulo Racy
gravação vídeo
Kati Pinto